segunda-feira, 8 de novembro de 2010

* BANDEIRA DO BRASIL

               A atual Bandeira Nacional foi adotada pelo decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República ( 15 de novembro de 1889 ). Sua elaboração foi realizada por Raimundo Teixeira Mendes ( positivista), Miguel Lemos ( diretor do Apostolado Positivista do Brasil ), Manuel Pereira Reis ( Astrônomo ) e Décio Vilares ( pintor ).

              A primeira versão da Bandeira era composta por 21 estados, que representavam os seguintes Estados: Amazonas, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, do Norte ( Paraiba), Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Município da Corte.

              Posteriormente, foram inseridas novas estrelas, através das modificações da Lei nº 5.443 de 28 de maio de 1968, que permite atualizações do número de estrelas na bandeira sempre que ocorrer a criação ou a extinção de algum Estado. Nesse sentido, seis estrelas foram inseridas para representar os Estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins. Essas foram as únicas alterações na Bandeira do Brasil desde que ela foi adotada.

              O dia 19 de novembro é comemorado em todo território nacional, como o Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira.

Para treinar os alunos para a apresentação do Dia da Bandeira é só apresentar este vídeo para eles. O vídeo contém a música e letra do hino à Bandeira do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário