terça-feira, 29 de janeiro de 2013

* UTILIDADES COM A BORRA DE CAFÉ


o café além de ser essa bebida deliciosa, tem outras utilidades!
Veja só que interessante:

Remover odores
O café tem a capacidade de atrair e reter odores, removendo o mau cheiro de ambientes. E o cheiro de café não fica no ar. Para isso, você deve secar a borra de café ao sol por um dia. Depois coloque-a em recipiente e leve-a para onde está o mau cheio (quartos, armários, etc).
Você também pode usar este método para remover o cheiro de freezers ou refrigeradores. Basta deixar a borra dentro de um recipiente semi-aberto.

Remover o odor de ralos e pias
Algum ralo ou pia de sua casa está exalando um cheiro ruim? O café usado é a solução. Jogue meia xícara de borra de café dentro do ralo e depois despeje cerca de 5 xícaras de água fervente por cima. O cheiro ruim vai sumir completamente. Se o odor voltar, repita a operação.

Adubo orgânico
O café é um produto orgânico, portanto pode ser usado para compor seu composto orgânico caseiro para adubar suas plantas. Ele contém nutrientes importantes para o solo e para a planta.
Basta misturar a borra a outros compostos orgânicos, como cascas de frutas, verduras, ovos e adicioná-los à terra. Está pronto seu adubo caseiro.

Combater a dengue ( olha que interessante!!!!)
O café é um forte agente no combate ao Aedes aegypti. Ele contém propriedades que impedem o desenvolvimento da larva e espanta o mosquito, descartando o uso de inseticidas. Além de não prejudicar a planta, a borra de café ainda vai adubá-la.
Coloque a borra de café direto no vaso da planta, ou você pode diluir com um pouco de água. Troque a borra a cada semana.

Tingimento
O marrom do café pode ser um belo corante para seus tecidos. E é bem fácil extrair a cor da borra. Basta pegar um punhado dela em um recipiente com água bem quente e deixar descansando de 5 a 10 minutos. Depois desse tempo, já está pronta sua tinta.

Repelente (adorei!)
O seu gatinho de estimação costuma usar o seu jardim como banheiro, ao invés de sua caixinha? Saiba que o cheiro incomoda o gato e pode mantê-lo longe do jardim. Prepare uma mistura de borra de café com casca de laranja e jogue sobre o solo. O café, mais o odor cítrico da laranja, vão resolver este problema.

Fertilizante
Essa mesma mistura de café e casca de laranja também pode servir como repelente para formigas que insistem em atacar suas plantas. O cheiro e a acidez do café funcionam como um inseticida natural, espantando para bem longe as formigas e outras pragas, sem fazer nenhum mal a planta.
O café jogado ao solo não prejudica as plantas, pelo contrário, serve como adubo natural. Quando você for plantar algo em seu jardim, experimente colocar a borra de café junto com as sementes. Esta dica, funciona muito bem com cenouras rabanetes.

Limpar lareiras
As cinzas que ficam nas lareiras são um problema quando você vai limpá-las. Elas fazem poeira e se espalham  pelo ar, fazendo uma enorme sujeira. A solução novamente é a borra de café.
Antes de limpar a lareira, jogue borra de café sobre as cinzas. A borra absorve o pó e facilita na hora da limpeza.

Fonte: Passarinho no telhado


Nenhum comentário:

Postar um comentário