domingo, 10 de março de 2013

* MATEMÁTICA




Maneiras de ensinar matemática  
Muitas crianças não gostam dessa disciplina e há rejeição por parte delas. Muitas vezes nos deparamos com as crianças nos perguntando: "Vou precisar usar isso na vida real?
Diga que matemática é importante e essencial nos dias atuais, uma vez que ela está  presente praticamente em todas as situações do nosso dia a dia. E é exatamente por estar tão presente que podemos dar exemplos de várias coisas  da nossa vida diária, fazendo assim com que as crianças peguem gosto por ”matemática”.

Trabalhe com diversos tipos de jogos, faça também no fundo da sala um mini mercado com diversas embalagens de produtos, coloque preços (valores) nas caixas  e faça probleminhas envolvendo as quatro operações, faça questionamentos: Qual produto custa mais? Se eu comprar um sabão em pó, um leite e uma pasta dental, quanto ficará minha compra? Se eu der 50 reais para pagar, quanto receberei de troco? etc. 
Trabalhe pesos, medidas, comparações de preços, qualidade, quantidade e explique que o dinheiro deverá ser usado com sabedoria para comprar coisas que sejam necessárias.

Podemos  ajudar as crianças a gostarem de matemática, colocando-as  na cozinha, a criança pode ler receita e saber a medida ou quantidade dos ingredientes necessários para fazer um bolo, torta, biscoito... 
Na cozinha existe muita matemática oculta. Façamos vários questionamentos, usando a divisão, multiplicação, frações(metade...) e outros mais.

Enfim, a Matemática está em toda parte. 
Estes exemplos são apenas alguns modos que podemos usar para introduzir o aprendizado desse assunto no dia a dia das crianças. 

Vamos usar a criatividade e descobrir outras idéias, com certeza acharemos muitas.

Cleides Nogueira





Nenhum comentário:

Postar um comentário