Procure ter em casa livros, revistas, gibis e jornais e incentivar a leitura das crianças. Tudo isso é um caminho para o prazeroso hábito da leitura compartilhada em família.
Muitas vezes, as crianças desistem da leitura ao encontrarem palavras desconhecidas, mas, na maioria dos casos, só de continuar a leitura acabamos por entender o que tais palavras querem dizer. Se for preciso e você puder, explique as palavras difíceis ou procure com eles o significado no dicionário.
De vez em quando, dê livros interessantes de presente ou um caderno para que usem como diário pessoal, onde possam escrever, desenhar, copiar poemas, colar coisas marcantes de sua vida.
ESCUTE AS CRIANÇAS LEREM EM VOZ ALTA
Se as crianças já sabem ler, sugira que leiam em voz alta e escute com atenção. Se elas estiverem tímidas ou gaguejando, tenha paciência. Não fique corrigindo, pois logo irão soltar-se e fazer uma leitura melhor. Em seguida, conversem sobre o que foi lido.
NUNCA AS OBRIGUE A LER
Não faça da leitura uma obrigação nem utilize como um castigo. Para fazer da criança um bom leitor, ela precisa ler com prazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário