Crianças chorando e pais ansiosos. Esse é o cenário que se vê todo início de ano nas portas de creches e pré-escolas.
Quando a criança vai para a escola pela primeira vez, muitos pais e crianças se sentem inseguro. O primeiro dia na escola, os pais terão a oportunidade de conhecer as professoras de seu filho(a) e a sala em que vai estudar.
A criança ao notar que os seus pais estão tranquilos, automaticamente elas também ficarão. Também é importante que a criança se familiarize com o ambiente da escola e com os colegas. Os pais podem conhecer juntamente com a criança o ambiente de ensino, assim será mais fácil a criança se adaptar.
A participação dos pais neste primeiro dia de aula é muito importante para que a criança não se sinta sozinha.
Os pais devem mostrar o uniforme para a criança e dizer o quanto é importante usá-lo. Falar sobre a importância de ir à escola, orientá-lo sempre a tirar todas dúvidas caso necessite e mostrar que ficam felizes com os avanços que estão tendo a cada dia.
O papel da escola nos primeiros dias de aula é tranquilizar os pais e as crianças, desenvolvendo atividades variadas, como uma gincana e um lanche coletivo para que os mesmos se sintam à vontade no novo ambiente.
Professor antes de decidir as atividades que vai desenvolver no primeiro dia de aula, pesquise quem são as crianças, a faixa de idade, seu histórico de desenvolvimento.
É prudente planejar uma situação de conversas. Afinal, aula é espaço de interação, de interlocução, de diálogo.
Adaptações bem trabalhadas favorecem o aprofundamento do desejo de aprender e construir conhecimentos. Levando em conta que cada criança é diferente da outra e necessita de diferentes estratégias.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário