quarta-feira, 5 de junho de 2013

* DIA DA VACINA CONTRA A POLIOMIELITE

Atenção mamães!
Não deixe de levar o seu filho(a) para vacinar.

Sábado, dia 8 de junho, todas as crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias) devem ser vacinadas contra a Pólio. O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite acontece no sábado, mas a vacinação segue até o dia 21 de junho. 

Poliomielite
A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a doze dias. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas (forma subclínica) ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe - febre e dor de garganta - ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarreia. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Transmissão A transmissão do vírus da Poliomielite se dá através da boca, com material contaminado com fezes (contato fecal-oral), o que é crítico quando as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. O Poliovírus também pode ser disseminado por contaminação da água e de alimentos por fezes. A doença também pode ser transmitida pela forma oral-oral, por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar.

Prevenção A Poliomielite não tem tratamento específico. A doença deve ser evitada tanto por meio da vacinação como de medidas preventivas contra doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos. 

Fonte AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário