segunda-feira, 4 de outubro de 2010

* FUNÇÃO DO PROFESSOR

             De acordo com a LDB a função do professor não se resume a transmissão de informações. O professor também participa da elaboração da proposta pedagógica da escola num todo.  Expõe sobre a elaboração e o cumprimento do plano de trabalho e  sobre a organização e a objetividade no exercício de sua função.

          Em relação a aprendizagem dos alunos, o professor deve acompanhar a aprendizagem, zelar, avaliar, preocupar-se, comprometer-se, buscar as causas que dificultam o processo de aprendizagem e insistir em outros mecanismos que possa recuperar o aluno que por ventura venha apresentar algum bloqueio para o aprendizado.

          O artigo fala da colaboração do professor nas atividades de articulação da escola, com as famílias e a comunidade. Pois a parceria escola/família, família, escola/comunidade são importantísssimos para o sucesso do educando.

Vejamos agora
O artigo 13 da LDB sobre a função dos professores:

Artigo 13 - Os docentes incumbir-se-ão de:
I.participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II.elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III.zelar pela aprendizagem dos alunos;
IV.estabelecer estratégias de recuperação dos alunos de menor rendimento;
V.ministrar os dias letivos e hora-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
VI.colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário