sexta-feira, 15 de outubro de 2010

* ORIGEM DO DIA DO PROFESSOR

                 Poucos sabem como e quando surgiu este dia dedicado aos professores.

                 Foi no dia 15 de outubro de 1827 que D. Pedro I baixou um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. Esse decreto falava de: descentralização do ensino, matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender, salário dos professores e como os mesmos deveriam ser contratados.

                Só em 1947 que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor.

               O professor Salomão Becker, sugeriu que fosse no dia 15 de outubro, data essa que, na sua cidade, professor e alunos traziam doces de casa para uma confraternização.

               A confraternização que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682 de 14 de outubro de 1963.

              A data passou a ser um feriado nacional, dando assim um dia de descanso aos professores.


         Os professores são muito importantes . Hoje em dia ele tem um papel social maior ainda, pois estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos para cá.


              O professor não é visto mais como o detentor do saber, é ele quem  proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula. Isso acontece em razão de  seu modo de agir, a maneira que conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos trazem consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.


.




            

             Os professores hoje deveriam ser mais valorizados, ser melhor remunerados e ter seu trabalho reconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário