sábado, 6 de novembro de 2010

* DIA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

          Comemora-se o dia nacional da alfabetização no dia 14 de novembro.




          Aproveite este momento para rever os seus conceitos, seja  de educador, pai ou  responsável. Quando os pais incentivam a criança a estudar e a valorizar o conhecimento, tudo se torna mais fácil e o desenvolvimento da criança acontece.

              Os pais exercem grande importância no processo de alfabetização dos filhos.O incentivo à leitura e o reforço positivo são necessários para a criança se desenvolver.Quando um pai ou mãe lê uma história para o seu filho, a criança entra em fase de letramento, pois ela começa a conviver e habituar-se às letras. Conviver com estímulos em casa com livros de história e colorir, músicas, vídeos, jogos computadorizados de memória, caça palavras, escrever lista de compras e outros, além de proporcionar momentos prazerosos na família, estimulam a curiosidade, a sonoridade e o desenvolvimento da criança para além do que a escola fornece.

A participação dos pais no processo de aprendizagem e alfabetização da criança servirá de apoio para o desenvolvimento do caráter e das atitudes quando o filho for um adulto.

Atenção!
Você também pode:
  • Ajudar no processo de alfabetização: se você conhece crianças e jovens que não estão sendo alfabetizados, encaminhe-os para a escola; incentive a leitura; divulgue a importância da alfabetização . São atitudes simples que podem ajudar.
  • Organizar sessões de leituras de textos em sua família e grupos de amigos.
  • Organizar e realizar uma campanha de arrecadação de livros entre familiares e vizinhos para montar uma biblioteca na sua comunidade.
Vamos lá, faça a sua parte. Ok?

Caso queira atividades referentes à alfabetização,clica abaixo  e entre nos álbuns do Picasa e copie. Bjos Cleides
www.picasaweb.google.com/professoracleides

2 comentários: