quarta-feira, 24 de novembro de 2010

* SÍMBOLOS DO NATAL


         O Natal é uma das maiores festas da cristandade, seus símbolos são maravilhosos, é tudo muito lindo, mas não devemos nos esquecer do principal:  a festa do aniversário de Jesus Cristo do nosso Salvador.

         A celebração é repleta de símbolos, que fizeram desta tradição uma das festas mais ornamentadas.

         Todos os símbolos tem um significado. Confira.


CORES

O vermelho e o verde são cores dominantes no Natal. O verde é esperança. O vermelho está ligado ao fogo, ao poder ao amor divino. O dourado também é muito utilizado e está associado ao sol, à luz e à sabedoria.





ÁRVORE

A árvore é símbolo da vida. Milhões de pessoas celebram o Natal ao redor de uma árvore, é uma tradição e não é exclusiva de uma só religião. Muito antes da tradição de comemorar o Natal, os egípcios já levavam galhos verdes de palmeiras para dentro de suas casas no dia mais curto do ano, em Dezembro, como um símbolo de triunfo da vida sobre a morte.





PINHEIRO

O pinheiro sempre  verde e vivo, é a única árvore que não perde suas folhas durante o ano todo.
A rainha Elizabete, da Inglaterra por ocasião do Natal, dia 25 de dezembro quando oferecia uma grande festa e recebia muitos presentes, pediu que fossem colocados embaixo de um pinheiro que havia no jardim.
Origina-se daí, o costume de se colocar os presentes embaixo da árvore no dia de Natal.
Árvore verde trás a esperança, a alegria e vida nova. O verde constante do pinheiro, simboliza a vida permanente de Jesus.




BOLAS COLORIDAS

As bolas simbolizam o fruto da "árvore da vida", que é Jesus, é o enfeite tradicional da árvore de Natal. São os talentos, os dons, as boas ações, o amor, o perdão, a esperança e a compreensão. As bolas refletem o que somos, nossas atitudes e simbolizam as graças que diariamente recebemos, isto é, as nossas boas obras.
SINOS

Os sinos emitem sons agradáveis e lança mensagens no ar. E a grande mensagem é o Nascimento de Jesus. Por isso, o sino é o sinal de anúncio e alegria para todos.




VELAS

Simbolizam Jesus Cristo, a luz do mundo, que devemos imitar. A chama cintila, serpenteia, atrai e ilumina nosso ser.




FIOS DE PRATA

Conta uma lenda que num determinado lugar, quando a árvore de natal ficou pronta, foi admirada pela família e os animais da casa. As aranhas também queriam vê-la, mas foram impedidas. Durante a noite, quando todos dormiam, elas entraram e subiram na árvore. Ao amanhecer o menino Jesus veio abençoar a árvore e viu que ela estava coberta de teias de aranha. Então Jesus com seus dedos milagrosos tocou os fios da teia e eles ficaram prateados. Por isso, hoje é costume ornamentar a árvore com fios prateados.

ESTRELA

É usada na ponta da árvore de natal para nos lembrar da Estrela de Belém, que guiou os reis magos até a manjedoura de Jesus. É sempre usada como símbolo de alegria, de guia, para despertar e atrair. A estrela é luz permanente.


REIS MAGOS

Os magos vieram do Oriente à procura de Jesus e foram guiados por uma estrela até Belém. Os três reis ficaram alegres ao vê-lo e ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Depois disso regressaram a sua terra.


PÉ DE MEIA

Conta a lenda, que três moças que por falta de dote não conseguiam casar. São Nicolau, comovido com a situação, jogou três sacos de moedas pela chaminé da casa das moças. Os sacos caíram dentro de meias das moças que estavam secando na lareira. Nasceu assim o hábito de se colocar presentes no pé de meia.
Hoje o costume é usar meias ou botinhas com fins decorativos, São feitas de feltro, possuem aplicações ou bordados e se tornaram um símbolo natalino.

PRESENTES

O presente natalino é uma tradição que tem raízes cristãs, inspiradas na visita dos reis magos, que levaram oferendas ao Menino Jesus e nós oferecemos presentes aos familiares e amigos. Dar presentes é uma maneira de demonstrar a solidariedade e bondade em dar sem interesse de receber.
Deus nos deu o maior e melhor de todos os presentes: Jesus Cristo. Sejamos também um verdadeiro presente para as pessoas.


BRINCANDO DE  "AMIGO SECRETO"

"Amigo secreto" é uma brincadeira divertida, é a troca de presentes e todos participam recebendo e dando alguma lembrança num clima descontraído e animado.



PRESÉPIO

Para celebrar o Nascimento de Jesus Cristo, São Francisco de Assis, montou o primeiro presépio de Natal.
O presépio nos lembra que Jesus escolheu um ambiente pobre para nascer, portanto, o presépio representa a doutrina de Jesus que é pobreza, simplicidade, fé, humildade, docilidade e a unidade da família.




ANJO

Fica na parte superior do presépio. Representa o Anjo Gabriel, o anjo da Anunciação, que levou a mensagem do nascimento de Jesus a Maria.

LUZES

Simbolizam o fogo da vida eterna.As velas nas árvores de natal por serem perigosas, foram substituidas pelo pisca pisca que decoram as árvores, dando alegria e causando admiração nas pessoas.

CARTÕES DE BOAS FESTAS

O Diretor do Museu Britânico Sir Henry, percebeu que não teria tempo para escrever à mão as felicitações
natalinas e viu a necessidade de se fazer cartões. Então pediu que o artista plástico inglês William Egly, fizesse um desenho natalino com um espaço onde escrevia breves palavras.
A prática de enviar cartões de Natal surgiu na Inglaterra no ano de 1843. Só em 1849 começaram a ser vendidos os primeiros cartões populares de Natal.

FLOR DE NATAL

Euphorbia pulcherrima ou espírito santo, flor de papagaio, possui brácteas vermelhas e folhas bem verdes. É decorativa, ilustra cartões natalinos.
Conta-se que uma humilde camponesa desejava oferecer um presente ao Menino Jesus e não tinha o que dar. surge um anjo e lhe sugere que leve uma planta que existia junto à estrada. Feliz, ela vai entregá-lo ao Menino Jesus. As pessoas que presenciavam a cena começaram a rir da pobre senhora, que começou a chorar. Suas lágrimas ao caírem sobre as folhas, as tornaram vermelhas, para espanto de todos. A poinsettia ou espírito santo é uma planta que exposta ao sol, é verde. Se estiver à sombra torna-se vermelha.



ARRANJOS SECOS

Os arranjos secos nos convidam a pensar e refletir.
Normalmente o que está seco não tem vida. Portanto, sempre que estivermos longe de Jesus, estaremos secos, pois só ele é vida e comunica vida.



PAPAI NOEL

A origem é incerta e cercada de histórias. A mais conhecida vem do século IV e fala sobre o Bispo Nicolau que costumava ajudar anonimamente, quem estivesse com dificuldade financeira. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuidos.
Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo.
São Nicolau passou a ser representado com longas barbas brancas, com um grande saco, cheio de presentes.
A imagem que conhecemos, o velhinho de barbas brancas, roupas vermelhas foi obra do pintor Thomas Nast, no século XIX.
Sabemos que Papai Noel representa mais um veículo de vendas comerciais do que um dos símbolos ligados ao Nascimento de Jesus, mesmo assim, ainda encerra certos valores que despertam, reavivam e fortalecem os sentimentos humanos e cristãos. A figura bondosa e simpática do velhinho de barbas é uma fantasia sadia.
O papai noel é amado pelas crianças e respeitado pelos adultos. Ele é um ser capaz de unir a humanidade em: amor, ternura, paz, sentimentos, carinho e gestos.


O HOMEM DE NEVE

Nos países frios, as crianças se acostumaram a sair nos dias de neve no Natal para criar seu próprio homem de neve.
A tradição popular acabou virando mania e se transformou em peça de decoração de árvores de Natal, mesmo em países tropicais como o Brasil.


MISSA DO GALO

Ir a missa do Galo é uma manifestação de fé cristã e de união familiar.
Foi o Papa Telésforo quem teve a idéia na escolha do horário de  meia noite do dia 24/12, a hora do cantar do galo.




CEIA NATALINA
É o momento em que a família se reúne lembrando a ceia que Jesus fez com seus díscipulos. Esse é o momento de compartilhar da mesma refeição com alegria, prazer e vida; um meio de união nos lares das famílias cristãs, a festejar a data do Nascimento de Jesus.
À meia noite fazem-se orações, cantam músicas natalinas e dentre elas a música Noite Feliz. Nesse momento em meio a palavras carinhosas e cheio de virtudes, as pessoas se abraçam e se beijam. É um momento magnifíco, cheio de emoções.

COMIDA

Na maior parte do mundo cristão o Natal significa comida. O simbolismo que o alimento tem na mesa do dia de Natal vem das sociedades antigas que passavam muita fome e encontravam em algum tipo de carne ( o mais importante prato) uma forma de referenciar à Deus e a Jesus. Geralmente era servido porco e ganso, mais tarde substituido por peru e peixe. Uma série de bolos e massas são preparados somente para o Natal e são conecidos por todo mundo.


BOLOS E PANETONES

O bolo recheado de frutas secas e uvas é uma tradição de Natal. Ele foi criado em Milão. No Brasil, a tradição surgiu depois da segunda guerra mundial quando imigrantes italianos resolveram fazer o mesmo panetone consumido por eles na Itália na época do Natal.


CANÇÕES DE NATAL

A Igreja Católica sempre deu muita importância para o valor da música. As primeiras canções natalinas datam do século IV e são cantadas até hoje na véspera de Natal.



Que esses símbolos tenham um grande significado em sua vida, trazendo muita Paz, Amor,  Felicidade, Harmonia e Bençãos para você e sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário